domingo, 9 de dezembro de 2012

Pellets a solução mais económica de combustivel para aquecimento, quer na habitação quer em processos industriais.

Vantagens dos Pellets



A utilização dos pellets de madeira como combustível para aquecimento, em relação a outros tipos de combustíveis mais conhecidos, são as seguintes:

Os pellets de madeira para aquecimento são o combustível sólido mais limpo. Devido às caldeiras de combustão altamente eficiente desenvolvidas ao longo dos últimos anos, a emissão de compostos químicos, como óxidos de nitrogénio (NOX), ou compostos orgânicos voláteis, é muito reduzida, o que torna os pellets de madeira uma das formas de aquecimento menos poluentes disponíveis actualmente no mercado.


Devido ao tratamento na sua transformação, a humidade dos pellets é extremamente reduzida, o que permite que a combustão seja muito mais eficiente e liberte muito menos fumo que a lenha normal. Além disso, o seu tamanho reduzido permite dosear unidade a unidade a quantidade que vai ser queimada para produção de energia.


Não é necessário cortar árvores para a produção de pellets de madeira para aquecimento, porque a matéria-prima necessária são serrações e os desperdícios gerados pela própria floresta.


Como a sua matéria-prima são subprodutos da indústria do mobiliário e desperdícios gerados pela própria floresta, o preço dos pellets de madeira para aquecimento tem de ser obrigatoriamente mais barato do que os preços de outros tipos de combustíveis. Além disso, o preço dos pellets de madeira para aquecimento não depende dos acontecimentos mundiais (conflitos, guerras, etc.): é estável e previsível.


Como consequência, os pellets de madeira para aquecimento reduzem a nossa dependência energética em relação ao gás e ao petróleo.


Os pellets de madeira para aquecimento são uma forma sustentável de energia. A extracção da matéria-prima necessária para a produção dos pellets de madeira para aquecimento tem como consequência a limpeza das florestas, o que, por sua vez, contribui para uma grande redução do risco de incêndios, uma vez que a matéria que ficaria ao abandono serve apenas para atear e propagar os fogos florestais.


Os pellets de madeira para aquecimento são uma energia renovável que, ao contrário das restantes, apresenta uma disponibilidade permanente, isto é, está disponível quando dela necessitamos. Por exemplo, a energia solar está disponível no Verão quando não temos tanta necessidade de aquecimento, mas não se encontra tão disponível no Inverno, quando mais precisamos dela.


Uma tonelada de pellets de madeira para aquecimento produz sensivelmente a mesma energia que uma tonelada e meia de madeira; assim sendo, os pellets de madeira ocupam muito menos espaço de armazenamento.


O armazenamento dos pellets de madeira para aquecimento também é mais seguro, porque não possuem os riscos associados ao gás e ao gasóleo: não há fugas nem perigo de explosão.


Os pellets de madeira para aquecimento são um combustível limpo, natural, renovável e amigo do ambiente; assim sendo, estão previstos benefícios fiscais para a aquisição de sistemas de utilização de pellets de madeira para aquecimento.






Sem comentários: