quinta-feira, 7 de maio de 2009

Tijolo ecológico

Tijolo modular de solo-cimento?
O tijolo modular de solo-cimento, também conhecido como tijolo ecológico, é um produto de alta qualidade, resultado da mistura do solo e de uma percentagem de cimento, e depois moldado sob alta pressão e deixado à cura por 28 dias. É usado na construção de casas, edifícios e muros, onde se procura aliar o excelente efeito estético da alvenaria aparente com as qualidades inerentes do solo, como baixa transmissão térmica (a temperatura no interior da casa fica mais agradável) e isolamento acústico.

Como surgiu o tijolo modular de solo-cimento?
A técnica de se produzir tijolos a partir do solo e cimento surgiu há mais de 50 anos. De fato, o solo estabilizado com cimento já é usado há quase um século na construção de estradas. Nos anos 50, com a invenção de uma prensa manual para se produzir os tijolos, a técnica se espalhou pelo mundo todo, e obteve apoio de importantes órgãos mundiais, como a Unesco. Hoje o tijolo de solo-cimento é amplamente aceito como material de construção de alta qualidade, não só pelos estudos realizados por várias universidades, mas também pelo grande número de obras já realizadas, as quais ao longo do anos demonstraram solidez e resistência.

Qual o tamanho/formato do tijolo?
O tamanho do tijolo varia de acordo com a tradição de alvenaria de cada país/região. Na Europa e nos Estados Unidos é comum o tijolo maciço com dimensões 29,5 x 14,5 x 9 cm. No Brasil, o formato mais popular é o tijolo 25 x 12,5 x 6,5 cm, com 2 furos de diâmetro 6,5 cm. Esses furos são usados como fôrma para pilaretes embutidos ou para a passagem de tubulação elétrica e hidráulica.

Como é uma construção com esse tijolo?
Na construção com tijolo modular, a fundação segue os mesmos princípios que a construção com alvenaria comum, mas as dimensões das paredes têm que seguir a modulação do tijolo. A laje e o telhado também são feitos de maneira convencional. O grande diferencial do tijolo modular é exatamente a alvenaria (paredes). Com a alvenaria aparente feita de tijolo modular de solo-cimento, economiza-se cerca de 40% com relação à alvenaria convencional, e ainda se tem a vantagem da beleza, conforto térmico e acústico.

A construção com esse tijolo é confiável?
A construção com tijolo modular de solo-cimento é totalmente segura e confiável. Estudos realizados por respeitados engenheiros e pesquisadores demonstram que uma parede construída com o tijolo modular e reforçada com pilares de concreto embutidos nos furos chega a ser mais resistente que a parede de alvenaria convencional. Soma-se a isso o fato de que o tijolo adquire mais resistência com o tempo, porque o cimento continua reagindo, mesmo depois de alguns anos.

4 comentários:

Serviço Gourmet disse...

Boa tarde,

sabe de alguma empresa que comercailize este tipo de tijolo em Portugal?

Obrigada,

Catarina

Unknown disse...

Boa Dia,
Também estava interessado em saber se a maquinaria necessária (prensa)está disponivel para venda em portugal?

Obrigado,
Emanuel

Anónimo disse...

Boa tarde,
Quem fabrica esse tijolo de solo cimento em Portugal é a bricotijolo que fabrica por encomendas e em várias cores.Basta escrever no google bricotijolo que aparece o site.

Anónimo disse...

E em manaus há alguma empresa que fabrique/venda este tipo de tijolo???