quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Londres vai receber a maior ponte fotovoltaica do mundo

A Solarcentury, uma empresa britânica da setor solar, iniciou formalmente no passado dia 4 de Outubro a instalação de mais de 4 400 painéis fotovoltaicos sobre a nova plataforma da estação ferroviária de Blackfriars (Londres, Reino Unido). A referida estrutura situada sobre o rio Tamisa deverá tornar-se desta maneira na maior ponte solar do mundo quando as obras estiverem terminadas.
Por Ricardo Pinto

A histórica estação de Blackfriars está a passar por uma remodelação de orçada em vários milhões de euros, a qual inclui a expansão da plataforma de embarque para a ponte com o mesmo nome, uma estrutura construída em 1886. Quando estiver concluída em 2012, esta ponte da era vitoriana estará coberta por mais de 6 000 m2 de painéis fotovoltaicos, o que a tornará no maior aproveitamento fotovoltaico da capital britânica. A Solarcentury prevê que estes painéis consigam gerar de 900 000 kWh de energia elétrica por ano, o suficiente para fornecer 50% do consumo da estação ferroviária e para reduzir a sua pegada de CO2 em 511 toneladas por ano.
O presidente executivo da empresa, Derry Newman, declarou que a Ponte de Blackfriars é a localização ideal para um novo e emblemático espaço de cobertura mesmo no coração de Londres. Acrescentou também que considera um bom sinal o facto de elementos fixos da paisagem urbana – como estações e pontes – estarem a ser cada vez mais utilizados na geração de energias renováveis.
A estação de Blackfriars está igualmente a adotar outras medidas de eficiência energética, entre as quais sistemas de captação de águas pluviais e tubos solares para possibilitar uma iluminação natural. Estas medidas fazem parte do plano da Network Rail para diminuir as suas emissões em 25% por passgeiro-km até 2020.

Sem comentários: