segunda-feira, 11 de outubro de 2010

BIOMASSA

A biomassa é uma fonte de energia, derivada dos produtos e sub-produtos da floresta, resíduos da indústria da madeira, residuos de culturas agrícolas, efluentes domésticos e de instalações de agro-pecuária, de indústria agro-alimentares e de resíduos sólidos urbanos.

A biomassa consiste em matéria orgânica que tem energia armazenada sob forma de energia química. As plantas obtiveram essa energia por fotossíntese da energia solar.

Utilizar a biomassa como combustível é um recurso renovável já que se produz à mesma velocidade do consumo, desde que o consumo seja controlado e se evite a sobreexploração dos recursos naturais.



Sistemas de Aquecimento de Biomassa: Pelletes

As Pelletes são feitas de pó de madeira (serrim) e pedaços de madeira 100% naturais, é um combustível normalizado, contendo valores restritos de humidade, resíduos, resina e água, resultam de resíduos de madeiras, provenientes de fabricantes de móveis e de limpeza de florestas (biomassa). O material base é comprimido a alta pressão sem a adição de qualquer agente químico/sintético para compactação de granulados de madeira.

Os pelletes são uma aplicação evoluída da biomassa, são limpos, de fácil manejo, ocupam pouco espaço e permitem a capacidade de auto alimentar as estufas que os utilizam, funcionando assim de forma autônoma durante horas.

As vantagens deste tipo de energia são: preço reduzido, não emite dióxido de enxofre da sua combustão e as cinzas produzidas são pouco agressivas para o meio ambiente.



Poder calorífico:

1 Kg Pellets aproximadamente 5 kWh



2 Kg Pellets = 1 L de petróleo



2,5 kg de pellets <=> 1Kg de gás




Sem comentários: