sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ENERVIDA: Secretário de Estado da Energia incentiva empresas a exportarem energias renováveis

O secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, lançou o desafio às empresas portuguesas para exportarem para todo o mundo as suas soluções para as energias renováveis.




O membro do Governo participou, na quinta-feira, dia 10, na cerimónia de abertura da ENERVIDA’11 – Feira e Conferência de Energias Renováveis e Eficiência Energética, onde afirmou considerou que Portugal já atingiu “grandes objectivos” nesta área. “Produzimos 53 por cento de toda a nossa electricidade a partir de energias renováveis e o nosso objectivo é chegar a 60 por cento muito rapidamente”, frisou. O secretário de Estado defendeu, no entanto, ser necessário que, as empresas “tenham também soluções para todo o mundo” e as exportem. “Sabemos hoje que a economia portuguesa, para enfrentar as dificuldades que está a passar, tem de apostar muito no aumento das exportações e na substituição de importações”.



Carlos Zorrinho lembrou que Portugal tem empresas “verdadeiramente globais”, apontando um exemplo do distrito de Viseu, a Martifer, que tem “81 por cento do seu fundo de negócios fora de Portugal”.E considerou que Portugal deve apostar primeiro nas tecnologias maduras (como a eólica tradicional ou a hídrica), para que possam ser produzidas energias renováveis “de uma forma sustentável, com preços que possam ser pagos e que não criem problemas de competitividade à indústria”. No entanto, estão também a ser feitas apostas “em tecnologias que ainda não estão no ponto de maturidade”, explicou, aludindo à solar e também à eólica “offshore”.



A ENERVIDA’11 decorre até domingo, no pavilhão Multiusos, em Viseu. O distrito é um dos líderes nacionais na área das energias renováveis e eficiência energética. No que respeita às energias eólica e hídrica, está no primeiro e segundo lugar do “ranking” nacional.



No sábado, dia 12, a ENERVIDA recebe um dos grandes especialistas mundiais em questões ligadas às energias e recursos naturais, Paul Roberts. O jornalista norte-americano vai falar de “Economia da Energia e Eficiência energética, às 15h00, no Hotel Montebelo.

Sem comentários: