sábado, 11 de setembro de 2010

QREN apoia solar térmico e eficiência energética

Estão abertas as candidaturas para o Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, no âmbito do QREN, para projectos individuais de Diversificação e Eficiência Energética (Solar Térmico) e Utilização Racional de Energia e Eficiência Energético-Ambiental em Equipamentos Colectivos.


No âmbito do solar térmico são susceptíveis de apoio os projectos que incluam instalações para aquecimento de águas, sistemas de climatização e ainda os investimentos relacionados com a sua envolvente passiva, designadamente a instalação de isolamentos térmicos ou de correcção do factor solar nos vãos envidraçados. O prazo para apresentação de candidaturas decorre até ao dia 15 de Outubro, sendo que todas as regiões do país estão abrangidas à excepção de Lisboa. A dotação orçamental disponível é de 9,5 milhões de euros e as taxas de comparticipação variam de 40 a 45 por cento.



Relativamente à Utilização Racional de Energia e Eficiência Energético-Ambiental, o prazo para a apresentação de candidaturas decorre até ao dia 29 de Outubro. À medida podem concorrer Instituições Particulares de Solidariedade Social - IPSS e Associações Desportivas de Utilidade Pública – ADUP, para as quais a dotação orçamental de apoio é de 21,5 milhões de euros. As taxas de comparticipação máximas de 70 por cento são unicamente para as regiões Norte, Centro e Alentejo, enquanto Lisboa e Algarve ficam com 50 por cento.



Para facilitar o recurso a estas medidas de financiamento, a Agência para a Energia, estabeleceu um protocolo com diversas instituições bancárias no sentido de facilitar o acesso ao crédito dos projectos candidatos aos apoios no âmbito do QREN.

Sem comentários: