sábado, 5 de dezembro de 2009

Renováveis são "prioridade" para um "desenvolvimento sustentável", diz Carlos Zorrinho


O secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho, reiterou hoje que as energias renováveis são uma "prioridade" para o Governo com vista a um "desenvolvimento sustentável".

Na sessão de abertura da Conferência Internacional "Industry-based Bionergy and Biorefinery", em Lisboa, o governante destacou que o "aproveitamento da biomassa florestal para fins energéticos" é também uma "oportunidade" para "criação de emprego", nomeadamente em áreas rurais, e para a "prevenção de incêndios florestais".

A biomassa, material biológico recente que resulta de organismos vivos, como árvores mortas, é uma tecnologia energética que emite menos gases com efeito estufa, principalmente CO2, do que a produzida a partir de fontes fósseis tradicionais, como o petróleo, o carvão e o gás.

O Governo estabeleceu como meta para 2010 a produção de 45 por cento de energia eléctrica a partir de fontes de energia renovável, que tem procurado concretizar através da criação de uma rede de centrais termoeléctricas a biomassa.

Carlos Zorrinho defendeu ainda o "forte impacto" que as energias renováveis têm na balança comercial portuguesa, dada a dependência do país das exportações em matéria energética, permitindo a redução do endividamento e a possibilidade de investimento em outras áreas.

Sem comentários: