segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Este telhado produz energia

A Albiferragens, empresa de materiais de construção com sede em Castelo Branco, acaba de iniciar a comercialização de um produto inovador que consiste na junção de telhas cerâmicas com telhas solares Solesia, sendo que estas últimas produzem energia renovável. Assim, o telhado, para além da sua função de protecção dos edifícios dos agentes climatéricos, passa a ser também um centro de produção de energia, sem nunca comprometer a estética da cobertura.
Para demonstração, desde o início desta semana que está instalado um telhado na entrada da empresa, na Zona Industrial, através do qual é possível constatar que as telhas Solesia ficam totalmente integradas na cobertura, constituindo uma solução esteticamente agradável. A estanquidade da cobertura também está assegurada, porque não são necessários quaisquer cortes de telha ou adaptações na cobertura.
“Este telhado serve de exposição, mas também para fornecer energia às nossas instalações aqui na Zona Industrial”, refere José Manuel Vaz, sócio-gerente da Albiferragens, empresa que este ano comemora 20 anos. E embora a instalação careça deste tipo de telhado implique a obtenção de uma licença por parte da EDP, aquele responsável considera que “essa é uma questão que será solucionada nos próximos dias”.
A solução completa é disponibilizada em três diferentes configurações, e inclui todos os componentes necessários à instalação, ligação e monitorização do funcionamento das telhas solares. A montagem é fácil, pois é feita na mesma estrutura de suporte e fixação das telhas cerâmicas, sendo cada telha solar colocada no telhado em substituição de nove telhas cerâmicas; A movimentação também não é um problema, dado que cada telha solar pesa apenas 12 quilos.
A novidade comercializada pela Albiferragens na região de Castelo Branco resulta do projecto Solesia, liderado pelo Grupo Etex, o qual integra a Umbelino Monteiro SA, empresa com meio século de história, que apresentou esta solução na Feira de Materiais de Construção Tektónica, que caracterizou como a uma solução inovadora que contribui para a construção sustentável dos edifícios.
“Queríamos ter uma solução de elevada performance no que diz respeito à estanquidade da cobertura e á eficiência na produção de energia. As células fotovoltaicas que integram as telhas solares Solesia, são produzidas na Alemanha, em silício mono-cristalino, a tecnologia mais eficiente”, referem os responsáveis pela Umbelino Monteiro
O projecto, que integra ainda empresas europeias especialistas na captação de energia renovável, permite a produção de energia solar fotovoltaica a partir de uma estrutura totalmente integrada na cobertura. Foram ainda desenvolvidas telhas cerâmicas que fazem a ligação entre a zona inferior da telha solar com o telhado, reforçando o sistema de vedantes na ligação entre telhas.
Até ao momento, a receptividade às telhas Solesia excedeu as expectativas, facto que leva o responsável pela Albiferragens, José Manuel Vaz, a considerar que o produto tem um grande potencial, além de garantir que a empresa albicastrense “está em condições de fornecer os primeiros telhados com incorporação de telhas solares Solesia para coberturas com telha Advance Lusa”. Brevemente a solução estará também disponível para os restantes modelos de telha da Umbelino Monteiro também comercializadas pela Albiferragens.
Já em relação a preços, José Manuel Vaz considera que “tudo depende das necessidades energéticas dos clientes”, pois “para uma vivenda poderão não ser necessárias tantas telhas solares como as que temos aqui instaladas na demonstração”, refere. Como grande vantagem aponta ainda o facto desta solução ter a dupla vantagem de ser telhado e de produzir energia, “poupando em mão-de-obra e em estruturas para suportar os tradicionais painéis”.

Sem comentários: