segunda-feira, 20 de julho de 2009

Nova «SBToolPT» certifica construção sustentável

A Ecochoice, o iiSBE Portugal e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) apresentaram em Lisboa o SBToolPT («Sustainable Buildig Tool Portugal»), nova ferramenta de avaliação e certificação da construção sustentável que se destaca pela sua abrangência internacional.
«O SBToolPT é o resultado da adaptação do SBTool internacional à realidade portuguesa», apontou Isabel Santos, administradora da Ecochoice.
O sistema SBTool está dividido em três dimensões, que englobam nove categoria e 30 parâmetros, segundo o divulgado em comunicado.
Na dimensão ambiental, estão englobadas as categorias «alterações climáticas e qualidade do ar exterior, biodiversidade, energia, utilização de materiais e produção de resíduos sólidos e consumo de água e efluentes».
Na dimensão social, estão compreendidas as categorias «conforto e saúde dos ocupantes, e acessibilidade, sensibilidade e educação para a sustentabilidade. Ao nível da dimensão económica, «avaliação dos custos de ciclo de vida dos edifícios.
Os primeiros casos nacionais para a certificação do SBTool já foram avaliados. No encontro desta segunda-feira, foram apresentados os empreendimentos de Armação de Pêra e de Ponte da Pedra.

É DE REFERIR QUE INFELISMENTE O EXEMPLO DE PONTE DA PEDRA, ADOPTOU SISTEMAS TERMODINÂMICOS PARA AQUECIMENTO DE ÁGUAS SANITÁRIAS, COM UM CUSTO ENERGÈTICO PARA OS UTILIZADORES, COMPLETAMENTE DESNECESSÁRIO.

Sem comentários: