sábado, 5 de abril de 2008

Conforto Térmico

O conforto térmico é uma condição importante para o nosso bem estar e para a nossa saúde.
Quando estamos a trabalhar, mesmo que no nosso SOHO em casa, precisamos de nos sentir confortáveis, porque qualquer desconforto significa distracção que nos interrompe os raciocínios em termos do trabalho.
O desconforto também é um indicador de saúde, porque é o primeiro sintoma que nos alerta para o facto que as condições em que nos encontramos não são adequadas ao que precisamos, e que por isso convém actuar (fechar janela, abrir janela…) para criar condições mais confortáveis.
Os mais puristas entre nós também podem dizer que o conforto não é estimulante e portanto nos torna menos criativos… mas a realidade no nosso país, em que as casas se comportam muito pior do que o clima, é pouco favorável à concentração, e sem termos as condições para dar o nosso melhor ao trabalho que temos em mãos, certamente que não o conseguiremos. Portanto, quanto à produtividade, não há dúvidas que o conforto é uma pré-condição essencial.
Para podermos viver em paz com a nossa família, o conforto também é importante, mas é claro que se chegamos a casa depois de um dia de trabalho frustrante (ou de uma viagem de carro que sabemos que poderia ter demorado 10 minutos mas que demorou 1 hora) essa frustração se sobrepõe até ao fantástico conforto térmico que nos é oferecido em casas bioclimáticas ou sustentáveis…

Sem comentários: