quinta-feira, 27 de março de 2008

Construção Sustentável


“Nos países desenvolvidos é possível poupar energia melhorando o isolamento das casas, o modo de cozinhar, de aquecer o ambiente, iluminar e electrificar. Uma experiência realizada na Tailândia no início dos anos 90 dá-nos um exemplo:

Dado o aumento anual no consumo de electricidade em 14%, o Governo Tailandês iniciou uma parceria com os industriais do seu país para melhorar a eficiência dos edifícios ao nível da iluminação e sistemas de refrigeração (ar condicionado, frigorífico, etc.). Em 2000 a Tailândia tinha reduzido o consumo de energia e os níveis de CO2 para mais de 200%.

Também é possível poupar energia fazendo melhorias no design e construção dos edifícios. De acordo com o analista Donald Aitken: “os edifícios continuam a ser um dos factores menos considerados para a poupança energética, e uma das oportunidades menos exploradas para o melhoramento da eficiência”. Porque muitos edifícios são habitados entre, pelo menos, 50-100 anos, e alguns são habitados durante séculos, é essencial construi-los bem desde o início. Mesmo em climas frios é possível reduzir a necessidade de aquecimento dos edifícios em 90%, combinando o design com materiais eficientes.

Os edifícios do Estado da Califórnia são até hoje mais eficientes que a média dos edifícios dos restantes estados dos EUA porque a legislação é revista e actualizada regularmente, de acordo com as tecnologias correntes. Prova disto é que o consumo per capita de electricidade duplicou nos últimos 30 anos nos restantes estados dos EUA, mas na Califórnia manteve-se constante.


Em todo o mundo estão a erguer-se edifícios verdes que incluem sistemas de poupança de energia, tais como sistemas de arrefecimento naturais, janelas com performances superiores, isolamentos térmicos de qualidade superior e painéis fotovoltaicos”

Sem comentários: